Plano Nacional de Formação Financeira
Plano Nacional de Formação Financeira
Os três supervisores financeiros – a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, o Banco de Portugal e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários – lançaram em 2011, no âmbito do CNSF, o Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).
O modelo de governação do PNFF, liderado pelo CNSF, assenta numa estrutura constituída pelos seguintes órgãos: Comissão de Coordenação; Júri do Concurso Todos Contam e Comissão de Acompanhamento.

O PNFF visa contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros da população e promover a adoção de atitudes e comportamentos financeiros adequados. As atividades desenvolvidas no âmbito do PNFF contam com a participação de um conjunto alargado de parceiros, representados na Comissão de Acompanhamento, e regem-se pelos Princípios Orientadores das Iniciativas de Formação Financeira.
Para 2021-2025, as três dimensões estratégicas do PNFF são o reforço da resiliência financeira, a promoção da formação financeira digital e o contributo para a sustentabilidade.
A informação sobre as atividades no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira é disponibilizada no portal TODOS CONTAM, acessível aqui.