Back to top

2.ª edição do Concurso Todos Contam desafia escolas a apresentarem projetos de formação financeira

2.ª edição do Concurso Todos Contam desafia escolas a apresentarem projetos de formação financeira

O Concurso Todos Contam é dirigido a todas as escolas do ensino básico e secundário com o objetivo de premiar os melhores projetos de formação financeira a implementar no ano letivo de 2013/2014.

A iniciativa insere-se no Plano Nacional de Formação Financeira, promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e Ministério da Educação e Ciência, e tem por base o Referencial de Educação Financeira, aprovado em maio passado e distribuído às escolas.

As candidaturas devem ser apresentadas até 17 de outubro de 2013, estando prevista a divulgação dos projetos vencedores no dia 31 de outubro, no âmbito das comemorações do Dia da Formação Financeira.

Os projetos devem promover a aquisição e desenvolvimento dos conhecimentos financeiros dos alunos, estimular a criação de hábitos de poupança, estimular comportamentos e atitudes financeiras adequados e divulgar a utilização do portal do Plano Nacional de Formação Financeira “Todos Contam”.

O regulamento do Concurso Todos Contam e o formulário necessário à apresentação das candidaturas encontram-se disponíveis no Portal Todos Contam (www.todoscontam.pt) e nos sítios de Internet da Direção-Geral da Educação (www.dge.mec.pt) e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (www.anqep.gov.pt).

Na 2.ª edição do Concurso Todos Contam serão atribuídos quatro prémios, um por cada um dos três ciclos do ensino básico e um para o ensino secundário, constituídos por livros e materiais escolares. A entrega dos prémios é faseada: metade do prémio é atribuída após o anúncio oficial dos projetos premiados, em 31 de outubro de 2013, e a restante após o final do ano letivo 2013/2014, mediante prova da sua efetiva implementação.

O júri responsável pela avaliação dos projetos e atribuição dos prémios tem a seguinte composição: Dra. Isabel Alçada, membro do Comité Consultivo do Plano e Presidente do Júri, Dra. Maria Emília Brederode Santos, membro do Comité Consultivo e do Conselho Nacional de Educação, Dra. Maria Amélia Cupertino de Miranda, membro do Comité Consultivo e Presidente do Conselho de Administração da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, Dra. Cristina Pereira, representante da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, e Dr. Luís Filipe Santos, Subdiretor-Geral da Direção-Geral de Educação.

 

Informação complementar sobre o concurso

O Concurso Todos Contam é uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros - Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal - e pelo Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.

O concurso foi lançado pela primeira vez no ano letivo 2012/13, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira. A avaliação dos projetos a concurso tem em consideração a qualidade pedagógica, a qualidade científica no desenvolvimento de temáticas do Referencial de Educação Financeira, a criatividade e relevância, o envolvimento da comunidade escolar, a viabilidade e exequibilidade e a utilização dos materiais e informação disponíveis no Portal “Todos Contam”.

Na 1.ª edição do Concurso Todos Contam candidataram-se 59 projetos, abrangendo cerca de 190 escolas e 17.000 alunos, provenientes de quase todos os distritos do país. O Júri do Concurso atribuiu ao Agrupamento de Escolas de Cinfães o prémio de melhor projeto de formação financeira para o 1.º ciclo do ensino básico, à Escola Básica e Secundária de Fontes Pereira de Melo o prémio para o 2.º ciclo do ensino básico, ao Agrupamento de Escolas de Almodôvar o prémio para o 3.º ciclo do ensino básico e ao Instituto de Educação Técnica de Seguros (INETESE) o prémio para o ensino secundário. Foi ainda distinguido com um prémio especial do Júri o Colégio Salesiano de Poiares.